Em primeiro lugar, a umectação deve ser feita com um azeite extravirgem! Focar nessa condição é duplamente importante, devido ao babado divulgado recentemente a respeito da (falsa) qualidade de muitas marcas populares aqui no Brasil: algumas são somente misturas de óleos refinados se passando por azeite. Peguei um trechinho da notícia pra vocês, confiram:
A Proteste - Associação de Consumidores testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro (Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real) não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados. Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles: Olivas do Sul, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor, Qualitá. Os outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com esse produto, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor. Fonte: O Globo
Escolhido um azeite realmente EXTRAVIRGEM, vamos ao processo, que é bem simples. A gente pode fazer a umectação de duas maneiras:
1. Pré-lavagem: Basta aplicar os fios e deixar um tempinho antes de lavar. Eu recomendo o tempo de uma hora e meia a duas horas. Respeitar o tempo é importante, pois como é um produto nutritivo e natural, é necessário deixar que seja absorvido pelo cabelo pra poder dar resultado.
2. Umectação noturna: Aplicar o azeite nos fios à noite, envolver a cabeça em uma touca ou pano que impeça de sujar o travesseiro e retirar somente pela manhã. Esse método potencializa bastante o resultado!
Resultados
Sei muuuito bem que falou de azeite ou óleo, já bate logo aquele medo nas leitoras aqui do blog!! #conheço. Então já me antecipo e aviso que não, a umectação não vai deixar o cabelo oleoso, ensebado, lambido e nem vai pesar os fios!
Muita gente já usa e é ótimo para cabelos descoloridos, ressecados, danificados e mesmo para os naturais. Os fios ficam mais fortes, com mais vida, mais brilhosos e macios, fora que é ótimo contra o frizz. Pra quem realiza processos térmicos (secador/chapinha), o resultado fica ainda mais lindo!! Eu faço sempre e é um dos meus salva-vidas de cabelo!
Com que frequência fazer?
Aí vai depender do organismo de cada cabelo. Você tem que fazer e ver qual espaçamento de tempo é mais adequado pras necessidades dos fios de vocês. Eu, por exemplo, faço uma vez por semana (pré-lavagem... a umectação noturna, só quando o negócio tá tenso!! rsrs). Mas já vi várias outras blogueiras que fazem somente duas ou três vezes por mês, e obtém os melhores resultados assim. Então é necessário testar!
Eu não tirei fotos de como fica o meu cabelo quando faço, porque, como vocês já sabem, estou sem câmera. Mas assim que resolver isso, virão mais posts com fotinhos ♥. Curtam a fanpage do blog pra não perder as novidades;
PS: O azeite que eu uso é o La Violetera.
PS2: Aqui o link para o post sobre umectação com óleo de coco.
••
Olá!!!, Deus seja contigo, tenha uma semana abençoado, amiga eu já testei
ResponderExcluire amei o resultado SUCESSO AMIGA.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
oi flor não tinha ouvido falar ainda de umectação com azeite de oliva
ResponderExcluirmas a dica me parece ser boa ainda mais pq faço descoloração
vou testar e depois te falo como ficou meu cabelo
bjss
http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/
que show! muito legal
ResponderExcluirbeijos
www.lynnkumoruna.com
Adorei seu blog! Parabéns! Mas ainda me ficou uma dúvida: Eu devo passar no cabelo seco ou molhado? E posso passar no couro cabeludo? Obrigado.
ResponderExcluirNo cabelo seco, flor! Aplica uns três dedos abaixo da raiz!
ExcluirOu, se tiver a raiz muito oleosa, aplica só no comprimento dos fios!
Quantas vezes na semana ou no mês que deve ser feita a umectação com o Azeite de Oliva extra-virgem?
ExcluirDepende da oleosidade do seu cabelo. Porque na verdade não tem limite, pode ser feita sempre que você perceber que seu cabelo tá precisando, mas é bom ir testando uma frequência que trate sem deixar oleoso. Duas vezes por semana, por exemplo, se seu cabelo não tiver tendência a oleosidade. Se tiver, uma vez por semana, ou uma vez a cada 15 dias... ;)
ExcluirBom d++
ResponderExcluir