25 de julho de 2013

Óleo vegetal x óleo mineral: Qual usar nos cabelos?

Que óleos são excelentes umectantes e finalizadores para cabelos, até quem não queria saber já ficou sabendo. Ainda mais depois do babado todo dos óleos de argan, ojon e coco...

Mas uma diferença importante que é muito comum passar despercebida – ainda mais se a escolha vai ser feita já na prateleira –, é que os óleos podem ser minerais ou vegetais, sendo que cada tipo age de maneira distinta e nos proporciona resultados diferentes a curto e, principalmente, a longo prazo.


Vamos conhecer o princípio causador de toda essa diferença:

O óleo vegetal é geralmente extraído das sementes de plantas, sendo biodegradável e tendo poder nutritivo e fortalecedor para o cabelo, devido a sua composição familiar aos nossos tecidos. Já o óleo mineral é derivado do petróleo, sua fabricação é puramente industrial e sua ação não passa da superfície dos fios. E o que isso significa? Significa que o óleo vegetal é o que a gente quer pra nossa vida, enquanto o óleo mineral é o que a gente não quer.


Óleo vegetal x óleo mineral

O óleo vegetal nutre, trata e protege, além de atuar na recuperação da textura e da elasticidade dos fios. Além disso, é rico em vitaminas, lipídios e outros nutrientes naturais, que variam de óleo para óleo. São ótimos para umectação capilar!

O óleo mineral amacia os fios, controla o frizz e deixa o cabelo disciplinado o dia todo, além de ser super baratinho. Agora vocês devem estar pensando: "Pois é esse mesmo que eu quero!!!". Acontece que esse é um efeito maquiagem: toda a maciez e disciplina adquiridos são só naquele momento; não houve realmente uma melhora qualitativa dos fios. Lavou o cabelo, vai precisar aplicar de novo.

Aí que entra o grande prejuízo: o óleo mineral, por ser comedogênico (apesar da polêmica sobre isso, acredito que se não fosse, as empresas se empenhariam em nos esclarecer isso), entope os poros. E com essa obstrução, os nossos fios com o uso contínuo não vão mais absorver bem os nutrientes de hidratações e cauterizações, ficando sem movimento e sem viço.

Isso tudo fora os estudos não comprovados de que o óleo mineral causa câncer.

Depois de um tempo (às vezes depois de muitas química rs), você aprende que a saúde dos fios é o mais essencial pra qualquer resultado bonito que você queira obter. Então, querendo abrir mão do óleo mineral, definitivamente já pode.

Beijinhos ♥

3 comentários:

  1. Adorei o post, muito bem explicado! Óleo vegetal é melhor, pelo menos pra mim :) Beijocass <3
    http://oblogdamandi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o conteúdo do post, e acho que ando precisando do óleo vegetal isso sim. Beijooos!

    http://angeldamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei e usei óleos minerais, mas depois que saiu o oleo de argan, só uso ele :)
    Beijos.
    secrets-and-news.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários do blog são moderados, porque assim fica mais fácil de eu responder todos sem esquecer de ninguém.

Voltem para conferir a resposta, ou me mandem um e-mail ali na aba "Contato", no menu do blog.

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...